Quinta, 01 de Outubro de 2020 03:54
83 986952059
Educação EDUCAÇÃO

Escolas da PB poderão ter leitura de cordel

Projeto de lei quer que escolas da Paraíba tenha leitura de literatura de cordel

06/12/2019 11h33
934
Por: Edimilson Camilo
Escolas da PB poderão ter leitura de cordel

Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa prevê a leitura de cordel nas escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. A matéria, de autoria da deputada estadual Pollyana Dutra (PSB), institui um programa de fomento a esse tipo de literatura na rede de ensino.

A medida seria para prevenir a erradicação da literatura popular em verso, além de contribuir com o conhecimento da comunidade escolar sobre a cultura popular brasileira e diminuir a discriminação em relação à cultura nordestina.

De acordo com o texto, a Paraíba tem papel fundamental no fomento da temática por ser ‘berço de nascimento’ de produtores, artistas e autores cordelistas.

Ainda segundo o projeto, a poesia popular em verso deve ser objeto de preservação e promoção por parte dos poderes públicos, da sociedade civil e dos cidadãos em geral.

“O melhor local para a contribuição do conhecimento da literatura de cordel, sem dúvidas, é a escola. Esta fundamental no processo de civilização de um país tem o papel constitucional e relevante de formar cidadãos para o futuro. Nada melhor que durante esse processo a boa e significativa cultura seja preservada e promovida entre as gerações”, diz o documento.

O projeto ainda será analisado pelas Comissões da Casa para posteriormente seguir para análise dos deputados estaduais em plenário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prof. Ariosvalber Oliveira
Sobre Prof. Ariosvalber Oliveira
Ariosvalber de Souza Oliveira possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neab-í) - UEPB. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pesquisa as interfaces entre História e Literatura, Machado de Assis e Cultura Afro-brasileira e africana. Estudante do curso de filosofia UEPB. Integra o movimento negro de Campina Grande-PB.
Anúncio
Fagundes - PB
Atualizado às 03h37 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 30°

19° Sensação
12.3 km/h Vento
93.7% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias