Quarta, 04 de Agosto de 2021 06:11
83 986952059
Cidades ARTIGO DE OPINIÃO

Avanço da Covid-19 em Fagundes transforma números da pandemia em rostos conhecidos

Cristina, Marcelo, Washington, Arimatéia, Socorro, são apenas alguns nomes conhecidos vitimas da covid-19 em Fagundes

07/07/2021 16h04 Atualizada há 4 semanas
599
Por: Edimilson Camilo Fonte: Da Redação do JF
Foto: Redes sociais
Foto: Redes sociais

ARTIGO: Um tio, uma irmã, um colega, um vizinho. No país dos 527 mil mortos pela Covid-19, pelo menos sete em cada dez brasileiros conhecem alguém que perdeu a vida para a doença. Essa é a estimativa feita por um grupo de pesquisadores a pedido da CNN Brasil. O cálculo foi feito a partir do número de mortes no país e da média de quantas pessoas cada brasileiro conhece. Por fim, eles deixam um alerta: no atual ritmo, a cada dia, aumenta ainda mais a chance de conhecermos alguém próximo morto pela Covid-19.

 

Em Fagundes esses números deixam de ser apenas estatísticas e se transformam em rostos conhecidos da população em geral. Até 7 de julho de 2021, Fagundes já registrou 651 casos de covid-19, tem atualmente 86 pessoas no período de transmissão e 15 óbitos confirmados. Apenas para citar alguns desses rostos conhecidos que deixaram saudade na família, nos amigos, conhecidos: Washington Souza, Edineide Galdino, José de Arimatéia, Cristina da Costa, Socorro da Catuama e a vítima mais recente, Marcelo da Silva Pessoa.

Infelizmente a tendência ainda não é de melhora nem nas estatísticas nem no número de mortos, pois até o último dia 3 de julho, apenas 3.714 fagundenses receberam a primeira dose da vacina e 1,095 receberam a segunda dose. Esses números representam um pouco mais de um quarto da população fagundense.

Os governantes tem sua parcela de culpa por não conduzir o combate a pandemia de forma mais enérgica, mas também a própria população vem deixando de seguir os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus. Nota-se aglomerações em supermercados, bares, feiras, festas clandestinas nos finais de semanas... Tudo isso contribui para o aumento de casos e mortes em nossa cidade.

Como evitar aglomerações

O ser humano é um ser sociável e adora se aglomerar. Mas nem isso ele poderá fazer se perder a sua vida. Então, nesse período de pandemia algumas medidas são necessárias. Por exemplo, use o Delivery para fazer suas compras de mercado, farmácia, lanches... Ao invés de ir pra fila de um caixa eletrônico para sacar dinheiro, use os meios eletrônicos que o seu banco oferece: pix, cartão de débito ou crédito para realizar pagamentos. Evite aqueles comércios onde só aceita dinheiro em espécie e aqueles comércios onde insistem em colocar a taxa da maquineta de cartão para o cliente.

Na higiene, não esqueça de lavar sempre as mãos, evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz. Use sempre máscara e álcool em gel para higienizar as mãos. Evite ficar perto de outras pessoas, principalmente enquanto conversa, pois as cotículas de saliva podem transmitir o vírus se uma das pessoas estiver contaminada. Se realmente precisar sair para trabalhar ou comprar alguma coisa, ao chegar em casa se higienize antes de ter qualquer contato com os membros de sua família.

A pandemia ainda não acabou, mas temos esperança de que ela acabe em breve. Eu, você, nós, somos a pela chave no combate a transmissão do vírus, por isso, faça a sua parte, principalmente se você tem amor aos membros de sua família, a si mesmo e ao próximo. Evite fake News. Busque fontes confiáveis de informações. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jornalista Camilo
Sobre Jornalista Camilo
- Coluna semanal do Jornalista Edimilson Camilo - DRT-PB 2874 - Formado em jornalismo pela UEPB - Formado em Letras pela UEPB - Especialista em Relações étnico-raciais pela UFCG - Técnico em Audiovisual na UFCG - Radialista na Rádio Bodopitá - Fagundes - Editor do portal Jornal de Fagundes
Fagundes - PB

Fagundes - Paraíba

Sobre o município
Fagundes é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 11.368 habitantes,[4] distribuídos em 162 km² de área.Se destaca por seu ponto turístico a Pedra de Santo Antônio que recebe turistas de Partes do Brasil e até mesmo do mundo.
Fagundes - PB
Atualizado às 06h06 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 29°

19° Sensação
19.6 km/h Vento
87.8% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sexta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias