A Polícia Militar está empregando mais de 900 homens e mulheres e 357 viaturas para fiscalizar o cumprimento do decreto Decreto nº 41.053, para conter a disseminação do coronavírus e evitar aglomerações. Um toque de recolher alcança 144 cidades que estão com bandeiras vermelhas e laranjas no estado e Fagundes é uma dessas cidades que está em Bandeira Laranja.
Por meio da ‘Operação Previna-se’, na última quarta-feira, 24, foram deslocadas cinco viaturas para fiscalizar o cumprimento do Decreto aqui em Fagundes. O trabalho da Polícia Militar foi acompanhado de perto por dois servidores da Secretaria de Saúde do Município de Fagundes.
A Polícia Civil também irá reforçar os plantões em todo o estado para receber as ocorrências presenciais, mas também orienta a população a utilizar os serviços da Delegacia Online para evitar aglomerações durante a pandemia. O serviço pode ser acessado pelo endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br.
As delegacias continuam funcionando normalmente, inclusive com o plantão 24 horas na Central de Polícia em João Pessoa, mas a população só deve procurar o serviço presencial em extrema necessidade.
Porque Fagundes está na bandeira Laranja
Se levarmos em conta apenas o Boletim que a Secretaria de Saúde divulga com os casos de covid-19 na cidade fica difícil entender porque Fagundes está classificada como bandeira Laranja. Mas há diversos fatores que são utilizados pela Secretaria de Saúde do Estado para fazer essa classificação, entre esses fatores podemos citar:
1) Capacidade de testagem.
É capacidade que o município tem para fazer a testagem das pessoas. Aqui faz apenas a testagem através do exame de sangue que nem sempre é eficaz. O exame mais eficaz é aquele com cotonete que colhe a mucosa do nariz e garganta.
2) Quantidade de leitos enfermarias e UTI por macrorregião.
Como Fagundes não tem Hospital, não temos nenhum leito de UTI. Dependemos 100% de Campina Grande ou João Pessoa caso uma pessoa precise de UTI. Aqui não tem como internar uma pessoa, mesmo que seja com sintomas leves.
3) Taxa de letalidade
Essa taxa envolve não só os dados divulgados pela Prefeitura de Fagundes. O último Boletim, por exemplo, divulgado na última quinta-feira, 26, temos 170 casos registrados e 3 ativos e 7 mortes no momento. Mas a Secretaria de Saúde do Estado leva em conta não só esses dados, mas os dados da macrorregião que envolve Fagundes e Campina Grande de onde Fagundes depende em casos de Covid-19.
4) Transmissibilidade
Esse fator leva em conta o efeito pirâmide, quanto uma pessoa pode infectar outras, principalmente levando em conta as novas variantes. Nesse item entra também o quanto a população está cumprindo o isolamento social. A população continua levando uma vida como se fosse normal, sem pandemia. Esses fatores são levados em conta na hora da classificação do município em Amarela, Laranja, Vermelha ou Verde.
Cabe a população tomar as devidas precauções para conter a circulação do vírus e não depender apenas de decretos governamentais para agir. A pandemia ainda não acabou e não temos vacina suficiente nem para os grupos prioritários.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
Sol e ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.