Um bom motivo para comemorar os 59 anos do aniversário de emancipação política de nossa cidade é saber que dois projetos culturais são vencedores dentro da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc promovido pela Secretaria de Cultura do Estado. Os projetos vencedores são a Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes e a Companhia Livre de Dança e Expressões Culturais que tem à frente a ativista cultural Sheila Borges.
Os dois projetos vencedores a nível estadual, a Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes que foi criada em 2018, já participou de concursos e festivais, inclusive no parque do povo em Campina Grande levando o nome e a cultura de Fagundes para outras cidades da Paraíba e a Companhia Livre de Dança e Expressões Culturais que apresenta um trabalho voltado para as danças tradicionais da cultura popular e danças atuais. Ela Foi criado em 2015 pela ativista cultura Sheila Borges. Os dois projetos receberão juntos R$ 20.000,00 reais que serão usados para equipar os grupos com material de apoio, de consumo e equipamentos de audiovisual. O Projeto Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes venceu na Categoria Vídeo-biografias - Ciclo Junino e levou 10 mil reais. Já a Companhia Livre de Dança e Expressões Culturais venceu na Categoria Vídeo-biografias - Culturas Populares levando mais 10 mil reais.
"Estou radiante de felicidade e gratidão pelo reconhecimento que tive com essa premiação. Vejo hoje que valeu a pena tudo que enfrentei nesses anos todos para manter o grupo em funcionamento. A primeira ação que irei fazer será distribuir cestas básicas para os componentes do grupo", comenta Sheila Borges.
Com a Pandemia do Covid-19 os artistas assim como diversos segmentos ficaram impossibilitados de exercerem suas atividades. Daí surgiu a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, uma do governo federal que visa ajudar os artistas. Estados e municípios foram contemplados com dinheiro advindo dessa lei, inclusive a cidade de Fagundes recebeu R$ 98.530,17 para ser usado em prol dos artistas locais por meio de edital público até o próximo dia 31 de dezembro, caso contrário, o dinheiro será devolvido ao governo. No portal da Prefeitura de Fagundes não há nenhuma informação sobre como os artistas locais podem se inscrever.
Quem foi Lenira Rita
Nascida em Massaranduba, a professora e ativista cultural Lenira Rita Gomes era filha de Antonio Matias Santos e Rita Maria. Foi em Campina Grande que seu ativismo cultural floresceu. No final dos anos 70, criou o movimento de quadrilhas juninas e foi principal referência nas últimas décadas sobre a tradição e história dessa expressão em Campina Grande. Participou da criação do Maior São João do Mundo e da modernização das quadrilhas juninas. A partir do seu incentivo, surgem as apresentações das quadrilhas nos bairros, nas cidades circunvizinhas e na recepção aos turistas que visitavam a cidade no período junino.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
Sol e ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.