Segunda, 25 de Janeiro de 2021 04:58
83 986952059
Cultura CULTURA

Dois projetos culturais de Fagundes vencem todas as etapas do edital Lenira Rita da lei de emergência cultural Aldir Blanc promovido pelo governo estadual

Os dois projetos levarão o montante de 20 mil reais

22/12/2020 01h00 Atualizada há 1 mês
755
Por: Edimilson Camilo Fonte: Da Redação do JF
Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes
Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes

Um bom motivo para comemorar os 59 anos do aniversário de emancipação política de nossa cidade é saber que dois projetos culturais são vencedores dentro da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc promovido pela Secretaria de Cultura do Estado. Os projetos vencedores são a Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes e a Companhia Livre de Dança e Expressões Culturais que tem à frente a ativista cultural Sheila Borges.

Os dois projetos vencedores a nível estadual, a Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes que foi criada em 2018, já participou de concursos e festivais, inclusive no parque do povo em Campina Grande levando o nome e a cultura de Fagundes para outras cidades da Paraíba e a Companhia Livre de Dança e Expressões Culturais que apresenta um trabalho voltado para as danças tradicionais da cultura popular e danças atuais. Ela Foi criado em 2015 pela ativista cultura Sheila Borges. Os dois projetos receberão juntos R$ 20.000,00 reais que serão usados para equipar os grupos com material de apoio, de consumo e equipamentos de audiovisual. O Projeto Quadrilha Junina Arraiá de Fagundes venceu na Categoria Vídeo-biografias - Ciclo Junino e levou 10 mil reais. Já a Companhia Livre de Dança e Expressões Culturais venceu na Categoria Vídeo-biografias - Culturas Populares levando mais 10 mil reais.

"Estou radiante de felicidade e gratidão pelo reconhecimento que tive com essa premiação. Vejo hoje que valeu a pena tudo que enfrentei nesses anos todos para manter o grupo em funcionamento. A primeira ação que irei fazer será distribuir cestas básicas para os componentes do grupo", comenta Sheila Borges.

Lei Aldir Blanc

Com a Pandemia do Covid-19 os artistas assim como diversos segmentos ficaram impossibilitados de exercerem suas atividades. Daí surgiu a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, uma do governo federal que visa ajudar os artistas. Estados e municípios foram contemplados com dinheiro advindo dessa lei, inclusive a cidade de Fagundes recebeu R$ 98.530,17 para ser usado em prol dos artistas locais por meio de edital público até o próximo dia 31 de dezembro, caso contrário, o dinheiro será devolvido ao governo. No portal da Prefeitura de Fagundes não há nenhuma informação sobre como os artistas locais podem se inscrever.

Quem foi Lenira Rita

Nascida em Massaranduba, a professora e ativista cultural Lenira Rita Gomes era filha de Antonio Matias Santos e Rita Maria. Foi em Campina Grande que seu ativismo cultural floresceu. No final dos anos 70, criou o movimento de quadrilhas juninas e foi principal referência nas últimas décadas sobre a tradição e história dessa expressão em Campina Grande. Participou da criação do Maior São João do Mundo e da modernização das quadrilhas juninas. A partir do seu incentivo, surgem as apresentações das quadrilhas nos bairros, nas cidades circunvizinhas e na recepção aos turistas que visitavam a cidade no período junino.

Portal do concurso

Confira aqui o resultado final

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fagundes - PB

Fagundes - Paraíba

Sobre o município
Fagundes é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 11.368 habitantes,[4] distribuídos em 162 km² de área.Se destaca por seu ponto turístico a Pedra de Santo Antônio que recebe turistas de Partes do Brasil e até mesmo do mundo.
Fagundes - PB
Atualizado às 04h49 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 31°

21° Sensação
9.3 km/h Vento
95.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias