Terça, 29 de Setembro de 2020 13:25
83 986952059
Saúde SAÚDE

Reino Unido confirma testes de vacina contra Covid-19 em humanos

Projeto da Universidade de Oxford recebeu investimento governamental e pode começar a ser aplicada em setembro se os resultados forem satisfatórios

21/04/2020 19h24
303
Por: Edimilson Camilo Fonte: Olhar Digital
Reino Unido confirma testes de vacina contra Covid-19 em humanos

O governo britânico confirmou nesta terça-feira (21) que a partir de quinta-feira (23) será iniciado o primeiro teste com humanos de uma nova vacina para a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Durante coletiva, o secretário da saúde Matt Hancock anunciou também um investimento de 20 milhões de libras para bancar os experimentos clínicos.

A universidade já havia revelado na semana passada seus planos de iniciar os testes nesta semana, mas o anúncio governamental oficializa essa ideia e mostra que o projeto receberá o fôlego estatal para acelerar os resultados, como informou o site Independent.

A confiança dos pesquisadores não poderia estar mais alta para esta etapa. Sarah Gilbert, professora de vacinologia em Oxford, chegou a afirmar que tem 80% de certeza de que sua vacina será funcional. A confiança é tão alta que já foram anunciados planos para produção em larga escala mesmo antes dos testes com humanos serem iniciados. Como resultado dessa antecipação, Gilbert reforça que seria possível começar a aplicar as vacinas no público a partir de setembro.

Os pesquisadores já anunciaram que buscariam 510 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos. Eles serão divididos em dois grupos: um irá receber a vacina, enquanto o outro receberá uma injeção inócua, como controle. A ideia é comparar os resultados entre quem recebeu a vacina real e quem recebeu o placebo para aferir a eficácia.

Hancock conta que o processo de aprovação para chegar a esta etapa foi bastante acelerado graças a um acompanhamento próximo da Agência Regulatória de Remédios e Saúde (MHRA) do Reino Unido. Tradicionalmente, dar esse passo para o início dos testes em pacientes humanos é algo que leva anos, ele disse.

Ao contrário de Sarah Gilbert e seu otimismo, Matt Hancock tem os pés no chão. Ele reafirma que a criação de uma vacina não é simples. “Nada nesse processo é certo. O desenvolvimento de uma vacina é uma questão de tentativa e erro. É a natureza de como vacinas são desenvolvidas”, afirmou durante a coletiva.

Cada vez mais vacinas estão avançando para a fase de testes clínicos, com humanos. Já há três projetos experimentais na China, enquanto nos EUA Nos Estados Unidos, a empresa farmacêutica Moderna também anunciou em março que havia começado os testes com seres humanos em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Fagundes - PB
Atualizado às 13h21 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 30°

31° Sensação
26 km/h Vento
46% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias