A Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (26) um auxílio mensal de R$ 600 a trabalhadores informais por três meses em razão da pandemia do coronavírus. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1,2 mil.
Para valer, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado, o que ainda não tem data para acontecer. Depois, seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Para serem beneficiadas com esses auxílios, algumas famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) O Cadastro Único é um registro criado para o Governo Federal saber melhor quem são e como vivem as famílias brasileiras de baixa renda. Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, uma família ou pessoa pode tentar participar de diferentes programas sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Mas é importante saber que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nestes programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
-possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
-possuem renda mensal familiar total de até três salários;
-possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
O Governo Federal disponibilizou um link (https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-se-no-cadastro-unico-para-programas-sociais-do-governo-federal) dando as devidas instruções de quem pode e como se cadastrar para receber os auxílios que serão destinados a famílias de baixa renda e trabalhadores informais que sofrem com a pandemia do Covid-19.
Saiba o que precisa para se inscrever no CadÚnico:
Documentação em comum para todos os casos
Responsável pela Unidade Familiar (RF):
-CPF; ou
-Título de Eleitor.
Demais pessoas da família
Onde se inscrever?
O cidadão deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único e/ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora. Se não souber onde fica o local de cadastramento, pode buscar essa orientação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa ou buscar no endereço: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/
Em muitas localidades, o próprio CRAS realiza o cadastramento das famílias.
É importante que quem não tem cadastro no CadÚnico faça a inscrição para assegurar o recebimento dos auxílios que serão liberados pelo Governo Federal nos próximos dias.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Sol com algumas nuvensMín. 21° Máx. 31°
Sol e Chuva