Quinta, 09 de Julho de 2020 01:22
83 986952059
Saúde SAÚDE

Justiça derruba decreto de Bolsonaro que liberava igrejas em meio à pandemia

"Decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento"

27/03/2020 19h43
285
Por: Edimilson Camilo
Justiça derruba decreto de Bolsonaro que liberava igrejas em meio à pandemia

A 1ª Vara Federal de Duque de Caxias (RJ) suspendeu nesta sexta-feira 27/III os efeitos do decreto de Jair Bolsonaro que estabelecia como serviço público essencial as atividades religiosas e o funcionamento de casas lotéricas. A Justiça atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF)

"O decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento de curva de casos de coronavírus. É necessário conter essa extrapolação atual e assegurar que não sejam editadas medidas ainda mais ampliativas no futuro", sustentou o procurador da República Julio José Araujo Junior, autor da ação.

A decisão, tomada pelo juiz federal Márcio Santoro Rocha, determina ainda que Bolsonaro se abstenha de editar novos decretos sobre atividades e serviços essenciais sem respeitar a lei. 7.783, que trata do tema.

O magistrado ordena também que a União e a prefeitura de Duque de Caxias "se abstenham de adotar qualquer estímulo à não observância do isolamento social recomendado pela OMS e o pleno compromisso com o direito à informação e o dever de justificativa dos atos normativos e medidas de saúde, sob pena de multa de R$ 100.000,000".

Vale lembrar que, na quinta-feira 26/III, Bolsonaro publicou um decreto tornando essas atividades essenciais em meio à pandemia, a fim de que elas continuassem em operação mesmo durante restrição ou quarentena por causa do coronavírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Fagundes - PB
Atualizado às 01h10 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 29°

18° Sensação
8.7 km/h Vento
93.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias