Quarta, 08 de Julho de 2020 06:52
83 986952059
Saúde SAÚDE

Secretaria de Saúde de Campina Grande e Ministério Público definem funções de hospitais no enfrentamento ao Covid-19

Ficou definido que todas as unidades hospitalares vão se associar ao sistema público municipal de saúde

21/03/2020 21h28
271
Por: Edimilson Camilo
Secretaria de Saúde de Campina Grande e Ministério Público definem funções de hospitais no enfrentamento ao Covid-19

Neste sábado, 21, a Secretaria de Saúde de Campina Grande e o Ministério Público da Paraíba realizaram uma reunião para definir o papel de cada hospital das redes pública, particular e filantrópica conveniada do SUS no enfrentamento ao novo coronavírus na cidade.

 

Como Fagundes não tem hospital, todos os casos graves de saúde são levados para os hospitais de Campina Grande ou João Pessoa. Veja abaixo como ficou o esquema de saúde em Campina Grande.

 

No encontro, ficou definido que todas as unidades hospitalares vão se associar ao sistema público municipal de saúde e disponibilizar estrutura, equipe e material para o tratamento dos casos de coronavírus, se necessário.

 

A partir da próxima segunda-feira, 23, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) será destinado exclusivamente para o atendimento de crianças e adolescentes com sintomas de problemas respiratórios. Todos os demais casos pediátricos serão tratados no hospital da Clipsi. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar profissionais para atuar na Clipsi e dar o suporte neste trabalho.

 

A UPA do Alto Branco continuará fazendo o primeiro atendimento dos adultos com sintomas de coronavírus. Os casos confirmados de Covid-19 serão encaminhados para o Hospital Municipal Pedro I, que está sendo preparado para atender exclusivamente estes pacientes.

 

No caso das gestantes que apresentarem sintomas de coronavírus, a orientação também é procurar, inicialmente, a UPA do Alto Branco. Os casos graves serão encaminhados para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), onde está sendo implantada uma ala com cinco leitos para com casos de Covid-19.

 

A Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) continuará responsável por oferecer o tratamento aos pacientes com câncer durante o período de pandemia.

 

O Hospital Antônio Targino vai oferecer atendimento para pacientes que precisem de diálise e suporte de ortopedia clínica para desafogar as demais unidades que realizam também essa tarefa.

 

O Hospital de Trauma de Campina Grande também vai disponibilizar uma ala para tratamento do coronavírus e dará suporte para toda a rede hospitalar do município.

 

O Hospital João XXIII dará suporte de internação a pacientes das UPAs e pacientes que necessitem de diálise e também vai abrir uma ala para casos de coronavírus para funcionar como retaguarda técnica do Hospital Municipal Pedro I.

 

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) irá disponibilizar, a partir do dia 1 de Abril, um ala com 12 leitos para pacientes com   Covid-19. Até lá o hospital vai ceder profissionais médicos para atuarem na rede de saúde da cidade.

 

A Santa Clara irá apresentar seu planejamento para enfrentamento do coronavírus na próxima semana.

 

Avaliação - Para o secretário de saúde, Filipe Reul, o apoio das unidades hospitalares da cidade vai ser decisivo na resposta rápida à pandemia. “Mais que nunca, agora somos todos uma só rede de saúde, falando uma mesma linguagem e adotando os mesmos protocolos clínicos”, avaliou.

 

Já a promotora da Saúde e dos Direitos Difusos, Adriana Amorim, afirmou que “chegou um momento em que todos os serviços têm que estar à disposição para o combate à pandemia. Vamos fiscalizar. Tem toda uma população precisando desse serviço com qualidade”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Fagundes - PB
Atualizado às 06h45 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 30°

20° Sensação
15.7 km/h Vento
77.8% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias