Segunda, 30 de Novembro de 2020 01:37
83 986952059
Especiais FAGUNDES

Fagundes, por quê?

Sabe por que Fagundes se chama Fagundes?

14/02/2020 08h32 Atualizada há 10 meses
771
Por: João Andrei
Fagundes, por quê?

Você ou alguém já pode ter se questionado, ao que faz referência nossa cidade chamar-se Fagundes, lá nos anos de 1999, quando iniciei minha graduação em História, sempre fui apaixonado por história local, sempre mim questionei, nossas cidades vizinhas têm nomes referentes a questão indígena e/ou outras referências, tais como, Campina Grande (o campo grande), Ingá (uma planta), Queimadas (que antes era Tataguassu que quer dizer grande fogo).

Nossa Fagundes, fincada na Serra do Bodopitá, antes chamada de Brejo de Canas Bravas e posteriormente passou a Fagundes (sobrenome de família portuguesa), mas isso era pouco, como uma localidade geográfica, onde seus vizinhos tinham nomes com outras origens, deixou um nome comum como as demais para ostentar um sobrenome português? Um amigo, José Luiz apresentou-me um estudo do José Elias da UFPB, ao qual tive a honra de conhecer, antes de sua morte, é deste professor a versão para o nome de Fagundes que posso considerar aceitável e com bons argumentos, mas a história é como o conto chinês que trata “Os cegos e o elefante”, a história não tem uma verdade, existe várias verdades, depende de como a olhamos e estudamos, então dentre as verdades é essa que defendo.

Professor Elias, se questionava o seguinte: Mas, como respondermos à pergunta desse grande historiador Elpídio de Almeida sobre a origem e significado do nome Fagundes? Só há alguns anos é que descobrimos o mistério, mas lamentavelmente não mais o pudemos contar a Elpídio, que já havia falecido.

A origem do nome português Fagundes data de alguns anos, antes de e durante o período da Dominação Holandesa, mais precisamente, antes das duas batalhas dos Guararapes. A primeira luta ocorreu na fronteira da Paraíba com o Rio Grande do Norte. O combate que aí se deu envolvia forças Holandesas e Luso-brasileiras. As Holandesas eram auxiliadas pelos índios Tupis, de Pedro Poty e pelos índios Tarairius, do Rei Janduí. As forças indígenas brasileiras eram comandadas pelos Tupis de Camarão, e pelos Rodelas, vindos do São Francisco. Ora, rodela é a tradução portuguesa de Aracapá, nome da grande Ilha do São Francisco, Capital dos Cariris, conforme nos conta Martin de Nantes, em sua Relation Succinte.... Não houve grande vitória nessa luta e os Rodelas voltaram para o rio São Francisco.

Por outro lado, havia um importante soldado, ligado à Casa da Torre, chamado Francisco de Souza Fagundes, que comandava esses índios Rodelas

(cariris), em uma das ilhas do São Francisco. Essa ilha, posteriormente, recebeu o nome de Ilha do Fagundes. E esse Francisco Fagundes, liderando cerca de trezentos índios Rodelas, Cariris, portanto, participaram decisivamente da Primeira e da Segunda batalha de Guararapes, a partir de 1654, ao lado de dois jovens flamengos convertidos, Francisco de Brá e Jean Voltrin, contribuindo para a derrota final dos Holandeses.

A única indicação que se nos apresenta para explicar a origem do nome Fagundes, dado a esse grupo de índios cariris da Paraíba, é o fato de ter sido ele, uma homenagem desses índios ao chefe Fagundes, que os havia conduzido militarmente na Bahia e nas vitórias de Guararapes”.

Esta parte em destaque faz parte de um trabalho meu desenvolvido no departamento de Educação da UEPB. A história é fascinante, e como diz o conto chinês, as possibilidades de várias versões para o mesmo tema e/ou problema está em juntarmos todas as verdades, observando de diferentes ângulos, para chegarmos ao conhecimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prof. João Andrei
Sobre Prof. João Andrei
Coluna do Professor e Historiador João Andrei Dantas. Todos os artigos e publicações nessa coluna são de responsabilidade do mesmo. Mestrando em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - Paraguay (UAA), licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista em Práticas Pedagógicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor da rede municipal de Fagundes e do Estado da Paraíba.
Fagundes - PB
Atualizado às 01h37 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

22° Sensação
12.4 km/h Vento
89.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol e Chuva
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias