Segunda, 30 de Novembro de 2020 01:36
83 986952059
Cidades CIDADE

Fagundes, 58 anos da segunda emancipação política

Da primeira emancipação para a segunda foram mais de meio século em busca desse desejo, deste sonho, que em 22 de dezembro de 1961 foi realizado

22/12/2019 11h11 Atualizada há 11 meses
863
Por: João Andrei
Fagundes, 58 anos da segunda emancipação política

Hoje dia 22 de dezembro nossa terra querida faz 58 anos, mas só 58 anos? Esse aniversário remete a nossa segunda emancipação política, ou seja, quando nos tornamos cidade pela segunda vez, através da luta incansável de homens e mulheres aguerridas e com sangue dos quebra-quilos. Como hoje o governo federal propõe a diminuição de municípios com a volta daqueles que não possuem mais de cinco mil habitantes deve voltar a condição de distrito, nos também já passamos por isso lá no final do século XIX, mais precisamente no ano de 1892, onde um decreto presidencial nos tirou da qualidade de município para distrito de Campina Grande por não termos dez mil habitantes em nosso território.

Desde o final do século XIX, o povo guerreiro de nossa terra, como é característico, pois temos como herança o DNA dos povos que fizeram os movimentos Quebra-Quilos e Ronco da Abelha, iniciaram uma luta para nossa emancipação política mais uma vez, uma terra e um povo com tamanha importância na história da Paraíba e do Brasil não poderiam se conformar com essa reclassificação de Fagundes, foram anos de lutas em busca de sermos cidade independente novamente. Alguns dos que lutaram pela nossa emancipação ainda estão entre nós e devemos homenageá-los e reverencia-los em vida, pois foi graças a esse povo batalhador que somos cidade novamente.

Da primeira emancipação para a segunda foram mais de meio século em busca desse desejo, deste sonho, que em 22 de dezembro de 1961 foi realizado e concretizando, voltando Fagundes ao patamar de cidade, título ao qual pela sua importância não deveria ter perdido. Viva Fagundes, viva seu povo, viva os homens e mulheres que lutaram pela nossa emancipação e viva todos e todas que lutam hoje e irão lutar sempre para que nossa cidade se desenvolva e possa proporcionar a todos e todas um lugar de desenvolvimento e paz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prof. João Andrei
Sobre Prof. João Andrei
Coluna do Professor e Historiador João Andrei Dantas. Todos os artigos e publicações nessa coluna são de responsabilidade do mesmo. Mestrando em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - Paraguay (UAA), licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista em Práticas Pedagógicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor da rede municipal de Fagundes e do Estado da Paraíba.
Fagundes - PB

Fagundes - Paraíba

Sobre o município
Fagundes é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 11.368 habitantes,[4] distribuídos em 162 km² de área.Se destaca por seu ponto turístico a Pedra de Santo Antônio que recebe turistas de Partes do Brasil e até mesmo do mundo.
Fagundes - PB
Atualizado às 01h16 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

21° Sensação
11 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol e Chuva
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias